São Pedro do Sul, cidade beirã, situa-se em pleno vale de Lafões. Sua paisagem verdejante é emoldurada pelos maciços das serras da Arada, Gralheira e S. Macário. Os seus riachos de água fria e cristalina, as suas aldeias escondidas nos vales e montanhas aliadas ao magnífico pôr e raiar do sol, constituem um pedaço do mundo que serve de refúgio aos Deuses da inspiração.
Do alto da Serra do S. Macário o raiar do sol é mais bonito, as cores fortes que se deslumbram, nas paisagens são um regalo para as vistas, todos dizem serem de criação divina. Dos 1054m do monte, podem-se avistar as serras do Montemuro, da Estrela e a serra do Caramulo, vê-se todo o verdejante vale de Lafões e em dias de maior nitidez avista-se, no Porto, a Torre dos Clérigos.
Como nem tudo é paisagem, na sua visita à região de São Pedro do Sul, poderá encontrar Monumentos Históricos, desfrutar de paisagens intactas com passeios a pé, de bicicleta, em Jipe, de moto ou mesmo a cavalo. Dispõe ainda de atividades desportivas e radicais para todas as idades.
Além destes motivos, o seu programa deverá incluir a visita às Termas de São Pedro do Sul onde vai encontrar conjuntos arqueológicos romanos das termas antigas e chegados às termas recentemente reconstruidas, poderá desfrutar de diferentes programas termais à sua escolha. As termas de São Pedro do Sul são com certeza o principal motivo para que este local se tenha transformado no principal destino de turismo de Saúde em Portugal.
Perdem-se no tempo, os vestígios da utilização das águas termais de São Pedro do Sul, com fins curativos e de bem-estar. Se Rainha Dª Amélia frequentou estas termas obtendo notáveis melhorias de saúde, motivo pelo qual em 1985 as Caldas de Lafões se passaram a chamar de Caldas da Rainha D. Amélia, hoje com a experiência do passado e a tecnologia e as condições que no presente, ali podemos encontrar, é inquestionável a qualidade e o potencial terapêutico destas águas. Mas a Rainha de que se fala não foi a primeira, já os Romanos e alguns dos maiores reis de Portugal a ela recorreram, tais como D. Afonso Henriques e D. Manuel Primeiro.
É pois, uma sabedoria feita de vários milénios, de múltiplas experiências e de permanentes resultados positivos ao longo da história motivam esta utilização.
Hoje São Pedro do Sul e as suas termas são o destino mais procurado para turístico de Saúde e Bem estar. E de facto, quem por aqui passa quer voltar…
Situado em São Pedro do Sul, na maior zona termal do País, o Hotel Palace Hotel & Spa Monte Rio possui comodidades modernas e acolhedoras, para usufruir de uma estadia em pleno. Ideal para casais, famílias e grupos.
O Hotel dispõe de piscina exterior, Piscina dinâmica interior e Serviços de SPA com uma diversificada oferta de massagens. (mais informação na página de SPA). Disponibiliza um restaurante no ultimo andar com uma vista privilegiada sobre o Rio e ainda restaurante e salas para organização de eventos. Os hóspedes poderão alugar uma bicicleta e explorar a região e retirar o maior partido das Termas de São Pedro do Sul.
O Hotel Palace Hotel & Spa Monte Rio disponibiliza gratuitamente o transporte, em carrinhas Mercedes-Benz de 9 Lugares, do Hotel para o Balneário e do Balneário para o Hotel aos seus Aquistas.
Na Região de Lafões, come-se divinamente. A Vitela Assada é o prato mais famoso, dada a qualidade da carne e a mestria dos temperos. Mas o Cabrito à Lafões, os Rojões à moda de S. Pedro, o Bacalhau com Broa, o Arroz de Vinha d’Alhos, o de Carqueja e a Sopa de feijão com couve à Lafonense são pratos muito apreciados. E, para acompanhar… os vinhos do Dão/Lafões.
Os enchidos recomendam-se e … quanto a doces, a variedade é tanta que o difícil é mesmo escolher. Mesmo assim, vale a pena provar o delicioso Pão de Ló de Sul, o Folar da zona, os Caladinhos e os Vouguinhas.
São Pedro do Sul tem no seu concelho três serras, Arada, Gralheira e S. Macário. A natureza, aqui, faz-nos voltar aos primórdios da memória humana no mundo.São diversas as formas de penetrar neste ecossistema natural de cascatas, rios e vales por onde realmente “vale” a pensa passear.
Existem diversos circuitos organizados por operadores turísticos que lhe oferecem programas e sugestões para desfrutar de todos os recursos naturais da região. Poderá encontrar caminhadas organizadas, circuitos de BTT, passeios a cavalo, circuitos de Mota ou Quad. Tem ainda o comboio turístico para percorrer a vila.
Em plena serra da Arada, é um centro natural de emoções e experiências únicas. Além dos moinhos de água, das cascatas e lagoas naturais que oferecem momentos inesquecíveis de lazer e de diálogo com a natureza, poderá usufruir ainda de uma piscina natural, campos de prática de desporto, um espaço natural, lúdico e único.
O Castro da Cárcoda ou Castro da Cárcola, ocupando uma área de cerca de 10 hectares, encontra-se situado junto à localidade de Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul, nas encostas da serra da Arada, a 610 metros de altitude e é composto por várias dezenas de casas e por pinturas rupestres espalhadas por quinze rochedos.
Junto à Igreja Paroquial encontra-se o Museu Rural. Trata-se de um espaço dedicado à etnografia, no qual ficará a conhecer mais sobre as artes e ofícios da vida rural. Aqui poderá observar peças de arte sacra doadas pelos habitantes da freguesia e pela igreja.
O Palácio de Reriz foi edificado no século XVIII, caracterizando-se pelas suas fachadas gradeadas e pelas suas cantarias. A fachada principal apresenta quatro janelas com vão retangular, dominadas por frontões quebrados e resguardas por sacadas gradeadas. No pátio interior estão situados os jardins do solar.
Fundado nos alvores da nacionalidade, dotado de carta de couto por D. Afonso Henriques (1153), o Mosteiro de S. Cristóvão foi, provavelmente, a primeira abadia cisterciense em Portugal, afiliada na casa mãe de Clairvaux (Claraval) que foi o mosteiro de S. Bernardo. É um monumento de interesse histórico, arquitetónico e cultural.
Do Soldado Desconhecido, à cava de Viriato poderá visitar o Teatro, a Igreja de Sto. António, o Solar do Arco, a Porta dos Cavaleiros e o Chafariz de S. Francisco. No vasto Jardim do fontelo visite o Solar do Dão e durante o ano tenha em atenção: existe animação para todas as idades e atividades sempre a decorrer.